Dakila Pesquisas consiste em um grupo dedicado a realizarem pesquisas à exploração de novas fronteiras do conhecimento, inovação e ciência. Nossa equipe é composta por especialistas em diversas áreas, comprometidos com a busca por respostas e soluções que contribuam para o desenvolvimento humano e tecnológico. Cada membro traz uma vasta experiência e paixão por suas respectivas áreas de atuação, trabalhando em conjunto para descobrir, desafiar paradigmas e compartilhar descobertas com o mundo.
Confira abaixo alguns de nossos pesquisadores e suas áreas:
Área médica:
- Rita de Cássia
Rita de Cássia Lira de Almeida é uma médica ginecologista e obstetra com especialização em ultrassonografia geral, obstétrica e músculo-esquelética. Capitão de Fragata médica aposentada da Marinha, ela sempre teve interesse por fenômenos extraterrestres, influenciada por experiências familiares. Em 2011, Rita chegou a Dakila, após o contato com uma paciente, e iniciou sua pesquisa sobre Idbel, Bilu e Urandir, líderes das iniciativas ali presentes. Ela participou da criação do livro Entre os Diferentes, detalhando a história de Dakila e seu envolvimento com as atividades da comunidade.
Rita também esteve envolvida na “Reprogramação Adâmica”, um projeto científico que buscava medir os telômeros de participantes de um intensivo de saúde em Dakila, porém, devido à falta de aprovação de uma universidade e outros recursos, a pesquisa não foi concluída. Em resposta ao pedido de Bilu para construir um hospital, Rita tentou coordenar o projeto, que acabou sendo interrompido. Mesmo assim, ela decidiu abrir uma clínica em sua própria casa para oferecer atendimentos médicos.
Área de finanças:
- Otávio Augusto
Otávio Augusto Teixeira dos Reis é um multifacetado orientador e palestrante, com formação em diversas áreas como sociologia, finanças, engenharia mecatrônica, coaching, constelações quânticas familiares, além de um mestrado em neurociência e etnometodologia. Também possui profundo interesse por musicologia e pelo impacto das frequências sonoras na saúde humana. Criador do programa “SuperHumano360” e do processo de Transformação Existencial Sistêmica, ele atua como empresário, consultor de alta performance e pesquisador. Otávio se envolveu em estudos espirituais e científicos, incluindo ufologia, física quântica, e arqueologia, áreas que conheceu no Ecossistema Dakila e durante suas viagens de pesquisa, inclusive à Europa.
Como pesquisador, Otávio dedica-se a investigar antigas civilizações e fenômenos arqueológicos, conectando-os com achados contemporâneos, especialmente ligados à genética e à história da humanidade. Ele valoriza o autoconhecimento, acreditando que o desenvolvimento humano, emocional e físico é essencial para qualquer tipo de avanço, tanto pessoal quanto científico. Para ele, a pesquisa deve ser prática, aplicada ao cotidiano, e sempre vinculada ao crescimento pessoal. Otávio também destaca a importância de questionar as percepções convencionais da realidade e estar aberto a novas descobertas, como fez em suas investigações sobre a Terra Convexa e civilizações na Amazônia, buscando sempre a evolução contínua.
Área de mídias sociais:
- Maria Paula de Almeida
Maria Paula de Almeida Pereira da Cunha gerencia as mídias sociais do DakilaNews ao lado de Bruna Elisa, além de apoiar pesquisas de campo. Ela integra a equipe técnica da pesquisa dos Caminhos de Peabiru como bióloga, documentando as atividades para as redes. Bacharel em Ciências Biológicas pela PUCPR e pós-graduada em Estudos Ambientais Aplicados da Fauna pela PUC Minas, Maria Paula entrou na associação em 2011 por influência de sua mãe, sendo contratada formalmente em 2021 para auxiliar nas contas de Urandir.
Desde o início de 2023, Maria Paula atua fixamente no DakilaNews, onde escreve matérias ao lado de Bruna sobre temas diversos que trazem conhecimento, mas não recebem grande destaque na mídia. Ela também busca notícias relevantes para divulgar nas mídias da organização e tem se dedicado ao estudo de metodologias de dendrocronologia para ajudar na pesquisa dos Caminhos de Peabiru, embora a área botânica ainda seja um desafio. Além disso, edita vídeos quando necessário.
Área Geológica e Geografia
- Saulo Ivan
Saulo Ivan Nery é arqueólogo e geógrafo, formado em geografia com licenciatura e bacharelado, registrado no CREA de Diamantina, MG. Ele atua na arqueologia desde 2011, sendo autorizado pelo IPHAN como coordenador de pesquisas arqueológicas em todo o Brasil a partir de 2022. Começou sua trajetória em 2010 com estágios supervisionados no Laboratório de Arqueologia Guarani da UNESP, e entre 2012 e 2020 participou de grandes obras de infraestrutura, contribuindo com o licenciamento ambiental. Entre 2021 e 2023, concluiu seu mestrado em Estudos Rurais.
Após a revelação de Ratanabá, Saulo se uniu ao grupo Dakila Pesquisas para apoiar as investigações sobre o local. Hoje, faz parte de uma equipe multidisciplinar que elabora projetos, realiza visitas técnicas e ajuda a proteger o patrimônio arqueológico. O projeto mais desafiador que enfrentam é o de Ratanabá, onde a possível presença de estruturas urbanas no Pontal do Juruena é frequentemente contestada por setores mais conservadores da arqueologia no Brasil.
Área científica:
- Luiz Felipe de Saboya
Luiz Felipe de Saboya Castelo Branco é diretor do Ecosistema Dakila/Dakila Think Tank e do CiCTEC Dakila, cientista político com 28 anos de colaboração direta com Urandir Fernandes de Oliveira. Como consultor de Urandir, ele oferece insights estratégicos, especialmente em questões geopolíticas, além de coordenar o Dakila em Portugal e nos Estados Unidos. Sua atuação envolve pesquisas sobre os Caminhos de Peabiru, seminários e atividades de campo, também tendo um papel chave em projetos sigilosos no Dakila Dubai.
Luiz Felipe foi uma peça central na pesquisa da Terra Convexa e tem contribuído para a investigação sobre Ratanabá, buscando evidências arqueológicas em Portugal, Estados Unidos e Dubai. Ele atua como conselheiro em diversas frentes, coordenando projetos internacionais e fornecendo suporte estratégico ao Dakila. Além disso, compartilha suas pesquisas geopolíticas em aulas online para os associados do grupo.