Os mistérios do universo: o que a ciência ainda não pode explicar?

Descubra os segredos que se escondem da visão humana

Imagem: Reprodução

Pela vastidão do lugar onde habitamos, muitos mistérios são difíceis de desvendar. Além da ciência e tecnologia, muitas vezes o poder da natureza consegue ser ainda mais forte. Mesmo assim, especialistas testam e procuram soluções que esclareçam perguntas. 

Com algumas respostas, ainda há muitos assuntos não desvendados completamente. Conheça quatro dos mistérios mais intrigantes que ainda não possui explicação:

Matéria Escura

Um dos segredos que continua obscuro aos olhos dos cientistas é a criação da matéria escura. Ela é uma forma de matéria invisível que não emite, reflete ou absorve luz, tornando-a indetectável diretamente. A existência dessa matéria é deduzida apenas pelos efeitos gravitacionais sobre a matéria visível, mas sua composição exata permanece desconhecida e por isso misteriosa. 

Energia Escura

A energia escura que está associada à aceleração da expansão do universo, não pode ser detectada diretamente. Por isso, a sua natureza exata continua um mistério que, por enquanto, não foi descoberto. 

Déjà vu

Sabe aquela sensação de já ter vivido o momento atual? Quando parece sentir que o presente estava em sua memória? Esse sentimento é chamado de déjà vu e também não pode ser explicado pela ciência. As teorias incluem falhas na memória ou erros na percepção do tempo, mas nenhuma comprovação definitiva existe. 

Consciência Humana

Pela complexidade do nosso cérebro e tudo o que ele processa, a consciência humana entra na lista de mistérios que não foram entendidos completamente. Apesar do entendimento das funções cerebrais, como elas se transformam em pensamentos e emoções, permanece um grande enigma neurocientífico. 

Também pesquisador, Urandir Fernandes de Oliveira busca sempre enaltecer a grandeza do universo e compreende seus segredos. “Há muita coisa no mundo que nem imaginamos que exista. Desde outras formas de vida até formas da natureza sobreviver. Por isso, seguimos buscando encontrar beleza nos lugares mais diversos. Me encanto ao entender o universo”