Aprendendo na prática: como funciona a educação holística no Ecossistema de Dakila?

Entenda como um olhar novo para a educação pode revolucionar o futuro

Urandir Fernandes de Oliveira, fundador do Ecossistema de Dakila, utiliza uma abordagem educacional inovadora, chamada de educação holística, sendo centrada no aluno em toda a sua totalidade, corpo, mente e espírito, permitindo que aprendam através de experiências diretas e interativas com a natureza e a comunidade.

A abordagem é conhecida por enxergar o aluno de forma completa, levando em consideração todas as suas necessidades: emocionais, sociais e físicas. Ao invés de focar apenas no ensino de conteúdos acadêmicos, essa metodologia busca por experiências práticas de aprendizagem participativa e respeito com a diversidade, para que os alunos sejam incentivados a se tornarem cidadãos conscientes e críticos. 

Essa metodologia, em Dakila, acontece através de práticas  onde os estudantes participam de atividades como agricultura sustentável, reciclagem,  conservação ambiental, observação dos astros, laboratórios, com o objetivo de passar conhecimento e também de ensinar valores como responsabilidade e respeito à natureza. Por serem realizadas ao ar livre, o meio ambiente está sempre presente para fortalecer uma conexão com os alunos. 

A junção de aprendizado prático e teórico prepara os alunos para enfrentar os desafios do futuro com criatividade e inteligência. Urandir destaca que essa forma de educação holística é fundamental para formar cidadãos conscientes e engajados na construção de um mundo mais sustentável e harmonioso.