Alinhamento dos planetas acontece nesta sexta-feira e pode ser visto a olho nu

Fenômeno, que pode ser visto de todo Brasil, não vai se repetir mais nesta década

Imagem: Reprodução

Um raro fenômeno que reúne e alinha sete planetas no céu vai acontecer nesta sexta-feira (28). Este alinhamento de astros chama a atenção pela quantidade. Normalmente, esses eventos têm apenas três corpos celestes reunidos.

Com a aparição de Mercúrio, Júpiter, Vênus, Marte, Saturno, e Netuno sendo iluminados pelo sol em uma mesma região no céu, a visão poderá ser a olho nu pelo Brasil todo. A exceção de Urano e Netuno, que precisarão do uso de binóculos ou pequenos telescópios.

O pesquisador e ufólogo Urandir Fernandes de Oliveira explica como esse evento impacta a Terra. “O desfile de planetas não atinge a Terra de maneira nenhuma. Na verdade, esse alinhamento não acontece no espaço, mas é uma ilusão que só pode ser visto daqui. O que muda é a posição de cada planeta, e assim dá a impressão de estarem agrupados em um mesmo lugar”.

O especialista aponta, ainda, que o melhor momento para assistir ao fenômeno é logo após o pôr do sol. O desfile de planetas é melhor aproveitado em lugares mais afastados de ambientes luminosos, como montanhas, picos ou campos.

Astrônomos compartilham a dica do uso de aplicativos gratuitos, como Stellarium, Star Walk 2 e SkySafari, para acompanhar o movimento dos astros em tempo real. Localizando os planetas, a observação será rápida, com um tempo breve de no máximo cinco minutos.