Mitos e verdades sobre a argila vermelha: tudo o que você precisa saber sobre o produto

Conheça os benefícios para pele e cabelos que caíram no gosto das famosas

Conhecida por seus benefícios rejuvenescedores, pela eliminação de toxinas e ação cicatrizante, a argila vermelha vem se tornando o último grito quando o assunto é a beleza da pele e dos cabelos. Famosas como Anitta, Maisa e Bruna Marquezine já aderiram ao movimento, que ganha força no país. Mas tudo o que chega como novidade carece de informações, principalmente em dias de fake news. Para tirar as dúvidas sobre a eficácia da argila, listamos os mitos e verdades sobre o produto. 

A argila vermelha seca barriga – Mito

Reduzir medidas exige perda de gordura corporal, e a argila, por si só, não possui propriedades capazes de agir diretamente nas células de gordura. Para uma redução de medidas duradouras, é necessário um conjunto de práticas, incluindo alimentação equilibrada, exercícios físicos e um estilo de vida saudável. Embora a argila possa complementar tratamentos estéticos e ajudar no visual da pele, sozinha, ela não elimina centímetros. 

Argila vermelha ajuda no tratamento da acne – Verdade! 

Por ter ação anti-inflamatória e cicatrizante, ela ajuda a diminuir a vermelhidão e a secar espinhas mais rapidamente. Além disso, contribui para a renovação das células, o que acelera o processo de recuperação da pele, então, sim! A argila vermelha é ótima para peles com acne. 

Ela é indicada só para peles oleosas – Mito!

A argila vermelha é recomendada especialmente para peles oleosas, mas isso não quer dizer que ela não sirva para os outros tipos de pele. A diferença está no tempo de uso e na frequência de aplicação. Ela também é indicada para peles mistas e secas. 

Argila vermelha ajuda a reduzir a celulite sozinha – Mito!

Ela precisa ser usada como um complemento, como por exemplo, em massagens. Embora esse tipo de argila seja conhecida por melhorar a circulação sanguínea e ajudar na firmeza da pele, ela sozinha não elimina a celulite.

Pode ser usada no couro cabeludo para diminuir a oleosidade – Verdade!

Que a  argila vermelha não é só para o rosto, nós já sabemos, mas, ela também ajuda a controlar a oleosidade do couro cabeludo e combate problemas como a caspa. A dica é aplicar uma vez a cada duas semanas para não ressecar excessivamente os fios. 

Ajuda a rejuvenescer a pele – Verdade!

A argila vermelha é rica em óxido de ferro, que estimula o colágeno e dá uma luminosidade natural. Isso ajuda a suavizar linhas finas e deixar a pele com um aspecto mais firme e saudável.

Para evitar cair no conto do vigário com produtos falsos, no Brasil, as marcas que dominam o mercado de argila vermelha são Labotrat, Kion Cosmetics, Hidramais e BioEssência. 

“Todo cuidado é essencial na hora de comprar os produtos. Buscamos unir a natureza e a ciência em produtos que proporcionem uma experiência de beleza saudável e eficaz para quem busca cuidar da pele e do cabelo com responsabilidade e resultado”, explica Urandir Fernandes, CEO da Kion Cosmétics, que dá uma dica extra para utilização da argila: “Sempre use água filtrada ou soro fisiológico para preparar a mistura e aplique com um pincel para garantir uma camada uniforme. E não deixe a argila secar completamente no rosto para evitar ressecamento”.