A argila vermelha é um mineral rico em propriedades benéficas, existem estudos clínicos que confirmam sua eficácia e ação como antiaging, clareadora, firmadora, hidratante, redutora de medidas e detox. Essas propriedades têm sido reconhecidas por contribuírem para uma pele mais jovem, luminosa, firme e saudável.
O pesquisador e empresário Urandir de Oliveira comenta sobre o mineral, segundo ele, a extração e processamento das argilas são realizados de forma cuidadosa para preservar sua qualidade e pureza: “Utilizamos pás de madeira durante o processo de extração para evitar a oxidação, garantindo que todos os procedimentos sejam cem por cento naturais, após a extração, as argilas passam por um processo de micronização, no qual são reduzidas a partículas entre 10 e 18 microns.” Esse processo é realizado sem adição de produtos químicos ou irradiação, mantendo a integridade e os benefícios naturais da argila.
O mineral é muito usado em tratamentos de beleza e cuidados com a pele, é muito comum encontrar argila vermelha em máscara de rejuvenescimento facial, pois ela estimula a circulação sanguínea, acelera o metabolismo e promove uma drenagem e oxigenação da pele.
Além de tratamentos faciais, a argila vermelha contribui também para tratamentos corporais, onde, existem muitos cremes para massagens à base desse mineral, melhorando a aparência e promovendo uma sensação de bem estar. Para tratamentos terapêuticos, devido às suas propriedades purificantes, anti-inflamatórias e cicatrizantes, podendo ser usadas em compressas e cataplasmas para promover bem-estar e a recuperação do corpo.
Segundo Urandir, além de todas essas funções a argila vermelha é empregada na indústria farmacêutica: “Muitos produtos farmacêuticos no mercado incluem argilas em suas formulações como excipiente, devido às suas propriedades benéficas.”
A argila vermelha é recomendado principalmente para peles sensíveis e de modo geral as argilas são seguras para uso tópico, mas é recomendado sempre fazer o teste de sensibilidade antes.