A assinatura ocorreu no dia 21 de junho de 2024, em Juquitiba, e representa um avanço significativo para a valorização e preservação da antiga rota indígena, a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado (Setur-SP), assinou o protocolo de intenções com o Ecossistema Dakila Pesquisas para o desenvolvimento do Caminho do Peabiru no estado.
O Caminho do Peabiru é uma via de circulação pré-colonial criada pelos povos indígenas antes da chegada dos europeus. Este protocolo visa mapear informações culturais, históricas e científicas sobre o Peabiru, a fim de criar uma oferta de rota turística com atrações históricas, de aventura e de contemplação da natureza.
O protocolo prevê o incentivo à adoção de tecnologias e inovações para apoiar a sustentabilidade do turismo na rota do Caminho do Peabiru, ou seja, serão desenvolvidas soluções inovadoras para minimizar os impactos da atividade turística e garantir a preservação desse importante patrimônio cultural e natural.
Prevê também a promoção de ações de sensibilização e divulgação do Caminho do Peabiru no estado de São Paulo, essas ações visam conscientizar a população sobre a importância dessa rota indígena e sua relevância histórica, cultural e ambiental.
Urandir afirma que em breve a Dakila apresentará novos indícios das rotas do Peabiru e de civilizações ainda desconhecidas, convidando a todos para embarcarem nessa busca.