3 dicas para construir comunidades fortes e colaborativas como o Ecossistema de Dakila

Urandir Fernandes de Oliveira, pesquisador e fundador de Dakila  lista estratégias que ajudam a criar boas colaborações 

Esse é um objetivo que muitas organizações e grupos buscam, pois ela ajuda a constituir uma comunidade que vai sobreviver e prosperar. Dentro do ecossistema de Dakila, são aplicadas algumas estratégias essenciais que criam uma relação de união e colaboração entre seus membros.

Para que uma empresa permaneça de pé e crescendo constantemente, é necessário criar bons relacionamentos e ter clareza da sua missão e propósito. Dessa forma, a comunidade se torna forte e resistente às diversas situações que podem surgir no meio do caminho.

Por isso, aqui estão listadas três dicas essenciais te ajudarão a praticar: 

#1 Incentivar a comunicação aberta

Uma comunicação que incentiva a transparência e troca de ideias, tanto com os integrantes como com o público, é fundamental para uma comunidade bem sucedida. Através de reuniões regulares, onde todos têm a oportunidade de expressar suas opiniões e contribuir com soluções para desafios comuns, é possível criar um ambiente de confiança, onde os membros se sintam valorizados e motivados a participar com comprometimento.

#2 Realizar atividades colaborativas

Esse tipo de atividade é uma ótima maneira de unir os membros do grupo em torno de um objetivo comum, por meio da organização de oficinas e eventos que envolvem a participação de todos, como mutirões de plantio de árvores ou projetos de sustentabilidade, realizados no Ecossistema de Dakila. Isso ajuda a fortalecer laços e gerar benefícios a ações comunitárias. 

#3 Promover a educação e a capacitação

Oferecer e investir em programas que promovam crescimento e desenvolvimento é essencial para ampliar o conhecimento de todos os envolvidos na organização, a partir de palestras e projetos de formação, que abordam bons temas como liderança, empreendedorismo e sustentabilidade, é possível gerar situações onde todos se sintam valorizados e motivados a contribuir ainda mais. 

“Quando você investe no aprendizado e no desenvolvimento pessoal das pessoas, está construindo um futuro mais forte para a comunidade” finaliza Urandir.